Durante os 30 anos de atividades na área de mecânica dos solos e engenharia geotécnica a CONSENGE desenvolveu diversas técnicas na elaboração dos projetos.
Todavia, entre as atividades específicas na área de fundações citamos as alternativas de soluções apresentadas, tais como:
- 1. Elaboração de projetos de fundação direta ou rasa com as soluções em sapatas isoladas / associadas ou “radiers”, ou seja, elemento de fundação superficial assente sobre o terreno;
- 2. Elaboração de projetos executivos de fundação profunda com soluções, tais como:
- 2.1. Estacas escavadas tipo “brocas”;
- 2.2. Estacas hélice contínua monitorada – CFA (Continuous flight auger);
- 2.3. Estacas hélice segmentada monitorada – HSM;
- 2.4. Estacas escavadas com fluído estabilizante (polímeros ou lama bentonítica);
- 2.5. Estacas injetadas ou escavadas com injeção de nata de cimento / micro estacas;
- 2.6. Estacas Raiz ou escavadas com injeção de argamassa;
- 2.7. Estacas pré-moldadas de concreto armado ou protendido;
- 2.8. Estacas de aço (perfis metálicos ou trilhos ferroviários);
- 2.9. Tubulões a céu aberto ou com auxílio de campânulas a ar comprimido
Na área de contenções de terraplenos e estabilização de encostas citamos as soluções apresentadas levando-se em consideração as características geotécnicas do solo local, tais como:
- 3.1. Projeto executivo da cortina de contenção do subsolo do edifício com soluções em estacas atirantadas ou paredes diafragmas também com ancoragens protendidas em solo, rocha alterada ou rocha sã;
- 3.2. Projeto executivo de cortinas de contenção do terrapleno;
- 3.3. Projeto de muros de contenção Terrae, utilizando-se a moderna técnica de reforço do solo através de geogrelhas;
- 3.4. Projeto dos demais muros de arrimo á gravidade em “gabião” ou concreto ciclópico.
Na área industrial citamos as soluções apresentadas levando-se em consideração as características geotécnicas do solo local, tais como:
- 4.1. Projeto executivo de fundação do piso industrial;
- 4.2. Projeto executivo de pavimentação do arruamento interno e áreas de circulação de veículos leves e pesados.